Comissão Halal de Moçambique

Processso de Certificação

O processo de Certificação dá início quando a empresa mostra interesse em certificar o seu estabelecimento ou produto. Em alguns casos, isto pode ser motivado por um convite por parte da CHM.
 
O processo em si não é complicado mas exige a cooperação de ambas as partes. São 6 passos que aqui explicamos de forma muito sucinta:
 
1. O Pedido
O pedido inicial de Certificação deve ser dirigido à CHM, por escrito, após o qual são enviados à empresa requerente uma carta e brochura explicando as condições.
São também solicitados uma lista dos produtos e respectivos ingredientes em comercialização no estabelecimento, assim como os contactos dos fornecedores.
 
2. Revisão do pedido
A empresa deve fornecer os dados requiridos no ponto anterior, juntamente com o seu pedido final, afirmando que aceita as condições.
Estes dados são avaliados pela CHM e sempre que necessário esta contacta a empresa requerente para esclarecimento de qualquer dúvida ou situação.
 
3. Inspecção ao local
Após análise dos produtos a nível dos seus ingredientes é agendada a data da primeira inspecção – uma visita ao local para acompanhamento dos trabalhadores, métodos de lidar com a comida e processos de fabrico.
Em seguida é apresentada uma lista de recomendações que deve ser posta em prática.
 
Poderão ser efectuadas mais visitas incluindo visitas-surpresa para confirmar que os requisitos da Certificação Halal são mantidos.
 
4. A Certificação
Se o cumprimento das regras for estabelecido, é assinado um acordo vinculativo (contrato) entre ambas as partes (CHM e a empresa).
O Certificado é emitido e entregue à empresa que pode e deve colocá-lo de forma visível no seu estabelecimento.
 
5. Frequência das Inspecções
A frequência e agendamento das inspecções será estabelecida pela CHM e comunicada à empresa.
No geral, as inspecções são realizadas mensalmente mas isto poderá ser alterado em função da natureza e complexidade do negócio da empresa.
 
6. Custos
Os custos variam de indústria para indústria. As empresas interessadas poderão contactar os nossos escritórios para se informarem sobre os custos específicos da Certificação.
 
Os custos inputados à empresa requerente no decorrer do seu contrato (emissão do Certificado e taxa mensal) têm como objetivo cobrir as despesas administrativas da CHM (somos uma entidade sem fins lucrativos).